sexta-feira, 22 de julho de 2011

Há exatamente 60 anos, o Palmeiras comemorava o título do 1º mundial de clubes

O revés para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 havia sido um duro golpe para o torcedor brasileiro e ainda estava em processo de cicatrização, quando em 22 de julho de 1951 o Palmeiras consagrou-se o primeiro Campeão Mundial de Clubes.

Sem duvida nenhuma, a conquista da Copa Rio, ou Torneio Internacional de Campeões como também é conhecida, foi o resgate da honra do futebol nacional.

A competição organizada pela FIFA em parceria com a CBD (atual CBF) reunia os principais campeões nacionais da Europa e da América do Sul. Eram eles: Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Olympique de Nice (França), Nacional (Uruguai), Austria Viena (Áustria), Sporting Lisboa (Portugal), Vasco da Gama e Palmeiras (Brasil).

Palmeiras e Juventus fizeram a final do torneio em dois jogos. O primeiro jogo foi realizado Pacaembu em São Paulo, no qual o Palmeiras venceu por 1 a 0 e o segundo jogo foi no Rio de Janeiro e acabou empatado em 2 a 2.

O palco era o mesmo no qual o Brasil havia perdido a Copa do Mundo um ano antes, o Maracanã. Mais de 100 mil pessoas encheram o estádio, e de acordo com as histórias que meu falecido avô contava o grito de guerra da torcida não era “Palmeiras, Palmeiras”, e sim “Brasil, Brasil”.

A Juventus de Turim passou praticamente todo o jogo a frente no placar, quando aos 32 do segundo tempo Liminha fez o gol de empate e deu início a festa do primeiro Campeão Mundial.

Segue o texto de José Guedes Torino para o Jornal VIDA ESPORTIVO PAULISTA - 1951

Os esportista de São Paulo receberam condignamente a delegação do Palmeiras. Foi uma apoteose verdadeira. Não há lembrança mesmo na história do esporte paulista recepção equivalente. Grande multidão aguardava a chegada dos heróis do esporte brasileiro. Desde a Estação Roosevelt até o Parque Antártica o povo se aglomerava em toda parte. As ruas estavam apinhadas; as sacadas dos edifícios totalmente lotadas; havia gente sobre os muros, trepados nas árvores ou nos cartazes de propaganda; acompanhavam o enorme corso caminhões superlotados, carros particulares e de aluguel (táxi); o trânsito ficou impedido. Tudo isto para saudar aqueles jovens esportistas e comemorar uma vitória de gala. Pequeno foi o Parque Antártica para tanta gente que aguardava numa expectativa fantástica os lídimos vencedores da "Copa Rio".

A pesar da noite fria, muito fria - crianças e senhoras, senhoritas e homens - saiam às ruas para aplaudir com frenesi a Aquiles , Canhotinho, Dema , Fábio, Gérsio, Inocêncio, Jair da Rosa Pinto, Juvenal, Lima , Liminha , Luiz Villa, Oberdan, Palante, Ponce de Leon, Richard, Rodrigues , Salvador , Sarno, Túllio , Waldemar Fiúme e a todos os componentes da delegação do alviverde. Impressionante o espetáculo que assistimos. A multidão queria ver, cumprimentar e tocar naqueles heróis do futebol brasileiro.

Monumental recepção tiveram os palmeirenses. Grande foram os paulistas. Generosa a sua gente. Gente que se não cansou de aplaudi-los em agradecimento pelo que haviam conquistado.

Estamos reabilitados do fracasso de 16 de Junho de 1950, em que perdemos por excesso de otimismo a oportunidade de sermos os legítimos campeões do mundo.

Coube a Sociedade Esportiva Palmeiras agora a tarefa de nos redimir.

Este feito é mais uma prova de que somos realmente os maiores futebolistas. E que futebolistas!...

E agora podemos dizer: Somos os Legítimos Campeões do Mundo.

2 comentários:

  1. Campeão do mundo por fax?serio mesmo corinthians e são paulo ganharam torneios com o nome taça do mundo, e não ficam se gabando pois sabem que foram torneios amistosos..
    E este ai mundial com nome de coopa rio? só rindo mesmo, pior que 99% dos palmeirenses nem sabem deste torneio.
    Eita time e torcida ridiculos, cada vez menos..
    Mas é isto ai o futuro do palmeiras é ficar passando fax pedindo o reconhecimento de torneios ridiculos como este ai

    ResponderExcluir
  2. campeão por fax não amigo, se você não leu o torneio mundial aconteceu mesmo, mas deve ser doído pra vc né? afinal quando seu times ganhou seu primeiro título internacional o palmeiras já era campeão do mundo e conhecido internacionalmente

    ResponderExcluir